Unforgettable

Maria Cecilia de São Thiago

08 de março a 16 de abril de 2022

fotoprincipalceciliasaothiago_170.jpg
Série Unforgettable - Maria Cecilia de São Thiago

"Fotografar e manipular imagens é pensar na profundidade das relações humanas".

Foi com esse pensamento que em 2015 Maria Cecilia iniciou o restauro e a edição de negativos estereograficos em chapa de vidro feitos por seu pai entre 1929 e 1944. O intuito ao fazer esse trabalho foi provocar uma viagem no tempo e na memória dos seus irmãos mais velhos, hoje na casa dos 90 anos.

O acesso ao passado via fotografia e memória, visto que, em alguma medida, depende de uma construção narrativa, sempre traz consigo uma dimensão incorporadora de ficção e surrealismo.
Assim a artista criou todo um universo a partir de registros de família, e baseada nas histórias que lhe foram contadas ao longo de sua infância, vividas por seus 4 irmãos mais velhos, mais de duas décadas antes de seu nascimento, foi criado um forte laço de ancestralidade e pertencimento.

Fazendo o uso das ferramentas e dos dispositivos de nosso tempo
ela transforma essas imagens realizadas há quase 100 anos em diários visuais poéticos de uma vivência que gostaria de ter tido,
propiciando assim uma auto-cura pela fotografia e diminuindo a saudade que sempre teve, de um tempo que não viveu.

15 de março de 2022, terça-feira, às 19h.

 

A fotógrafa Cecilia de São Thiago conversa com o escritor Diógenes Moura sobre as relações entre literatura, imagem, memória e esquecimento no processo de criação da série Unforgettable.

Inscrição aqui

24 de março de 2022, quinta-feira, às 19h.

A fotógrafa Cecilia de São Thiago conversa com o fotógrafo e crítico Juan Esteves sobre tecnologia, imagem mental e álbum de família no processo de criação da série Unforgettable.

Inscrição aqui

04 de abril de 2022, segunda-feira, às 19h.

A fotógrafa M. Cecilia de São Thiago conversa com o fotógrafo e curador Paulo Marcos de Mendonça Lima sobre como a memória oscila entre ilha de edição, bússola, tempo e espaço.

Inscrição aqui

Site da fotografa: https://www.klimtt.com/