28 de fevereiro a 28 de outubro 2023
O Que Vem
de Dentro
Adenor Gondim
FOTOGRAFIAS
. ADENOR GONDIM . BRUNO BAM .
. DANI TRANCHESI . DANIEL PINHEIRO .
. GISELE MARTINS . GUY VELOSO .
. IURI MARC . LITA CERQUEIRA .
. LUIZ MOREIRA . MÁRCIO VASCONCELOS .
PESQUISA E CURADORIA DIÓGENES MOURA
DE EXÚ A JESUS CRISTO
O QUE VEM DE DENTRO não é um projeto sobre religiões. Trata-se de uma experiência sobre humanidades, liberdade, respeito. Embora as palavras “liberdade” e “respeito” tenham se tornado varejo nos medíocres tempos atuais, aqui, estamos falando em ancestralidade, origem, desejo. De Exu a Jesus Cristo. Um mundo que começa dentro do cérebro, espalha-se pelo corpo, pela dança, pelo canto, pela vida. Nas imagens desse projeto, aquele “outro” será sempre cada um de nós. Não importa a cor. Não importa a dor. Não importa o sexo. E aquele “outro”, mesmo que algum de nós não queira, ele existe, tem nome, sobrenome, pai, mãe, passado, futuro.
O presente? O presente é a luta incessante para nos livrarmos de palavras-câncer como intolerância e preconceito. Apenas os muito fracos são capazes de se atirar nesse abismo. Por que? Porque são covardes. Porque mentem, não têm lógica, não sabem o que é fundamento, não suportam perceber que os outros pensam diferente deles mesmos, porque nada enxergam, nem por dentro nem por fora dos próprios destinos. O QUE VEM DE DENTRO é um exercício visual ante esquecimento. Tem a intenção de aproximar o panteão dos orixás do panteão de todos os outros deuses, em um gesto uno, diante do universo sagrado e profano, do que é visível e invisível, do que nos pertence e, com a mesma grandeza, pertence também a quem está ao nosso lado, ou diante de nós.
Diógenes Moura
Escritor, curador de fotografia, editor
Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa de Olímpia
Instalado em edifício tombado como patrimônio histórico, datado de 1910, o denominado "Palacete Giosué Tonanni", que foi restaurado para conservar as características originais do prédio. O acervo do Museu é composto por arte popular, esculturas, réplicas de obras de artistas brasileiros consagrados, objetos de devoção pessoal, exposição de objetos, com destaque para a parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo, para a exibição de novas exposições temporárias.
Visitação Gratuita
terça a domingo, das 15h às 21h.
https://www.olimpia.sp.gov.br/portal/turismo/0/9/4868/museu-de-arte-sacra-e-diversidade-religiosa